"SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA"

Esclarecendo as cidadanias falsas no Piemonte

Se você está atualizado com as notícias na Itália, deve ter lido sobre o mais novo escândalo que resultou em 800 cidadanias canceladas na região do Piemonte e até a mobilização da polícia federal brasileira. Neste post vamos dar mais informações sobre esta notícia que está circulando na Itália.

A operação Super Santos

A operação “Super Santos”, como chamaram na Itália, foi a mais recente investigação feita pela polícia federal italiana que durou mais de um ano e acabou com a prisão de sete pessoas e a denúncia de um paroco. Foi descoberto que os responsáveis concluíam o processo de reconhecimento em apenas três dias. Um processo normal pode de reconhecimento na Itália pode levar mais de seis meses para ser concluído. O reconhecimento da cidadania italiana juri sanguinis envolve vários órgãos italianos e brasileiros, portanto é necessário respeitar o tempo de conclusão de cada etapa. Não bastando esta tempística milagrosa, foi descoberto também que as cidadanias italianas estavam sendo concebidas a pessoas que não tinham descendência italiana.

E como isto seria possível? Somente com a falsificação de documentos. Para ter a sua cidadania italiana reconhecida, o descendente precisa provar através de documentos que seu antepassado realmente nasceu na Itália e jamais renunciou a esta cidadania. Foi então que descobriram a participação de um paroco da Diocesi di Padova, que segundo relatos, foi convencido a falsificar uma certidão de batismo. Não se sabe mais detalhes sobre outras pessoas envolvidas na falsificação de documentos ou se o restante dos reconhecimentos tenham sido feitos somente pela influência e acordos dos responsáveis com autoridades das cidades investigadas.

Da pesquisa ao reconhecimento

O processo de reconhecimento de cidadania italiana é um processo longo. Não existe milagre! É necessário muito trabalho, dedicação, paciência, pesquisa e o mais importante: fazer todos os procedimentos legais dentro dos prazos e das leis brasileiras e italianas. Sem esquecer que o foco é o tão sonhado passaporte italiano mas que para isso precisamos percorrer uma longa estrada. Um trabalho de pesquisa de certidões por exemplo pode levar meses e até mesmo anos, e pian piano, como dizem nossos antepassados, as peças do quebra-cabeça se unem. Confiar o seu processo de cidadania a empresas sérias e com boas referências é o melhor a se fazer para que você seja reconhecido italiano como todos os descendentes tem direito por lei.

Nós da Santanna Cidadania temos orgulho do nosso trabalho que é feito com seriedade e transparência, e levamos a sério o que nos propomos a fazer: ajudar a realizar o sonho de milhares de descendentes de italianos espalhados pelo mundo.

Leia a notícia em italiano aqui!