"SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA" - Assessoria completa para cidadania italiana.

certidoes_inteiro_teor

APOSTILA DE HAIA E SUA CIDADANIA ITALIANA

CONVENÇAO DE HAIA:

Este acordo libera os Países assinantes de terem que legalizar os documentos públicos ali produzidos e que precisem ser apresentados em outros Países. Uma coisa que a maioria não sabia é que o Brasil havia já assinado a convenção de Haia na sua criação, isso lá em 1961, só que não foi regulamentado e por mais de 54 anos ficamos a mercê dos consulados italianos, que ” ra virgolette” nos prestavam um favor, ainda que não o faziam de graça; alem de enfrentarmos a falta de vagas nos consulados italianos para legalizar os documentos brasileiros e apresentar na Itália.  Tem muito site divulgando que isso vai diminuir a burocracia para conseguir a cidadania italiana e isso não é verdade!

NÃO CONFUNDIR!

A Regulamentação do acordo beneficiará somente os descendentes que irão para a Itália para dar entrada no seu processo e dessa forma fugir das filas intermináveis. Para se conseguir a cidadania italiana pelos consulado no Brasil CONTINUARÁ SENDO: ESPERAR NA FILA DOS CONSULADOS POR 10 A 12 ANOS. A única forma hoje de ter a cidadania reconhecida em menos tempo, 3 ou 4 meses diretamente na Itália. Essa ‘diminuição de burocracia, em teoria ” é somente para quem optar por reconhecer a cidadania italiana diretamente na Itália, um de nossos serviços na Itália!

HAIA PARA NÓS  NA PRÁTICA:
Menos burocracia? acredito que nem tanto, se considerarmos que em vez de legalizar no consulado teremos que APOSTILAR no MRE ou nos CARTÒRIOS; Se for no MRE certamente economizará de R$ 500,00 a 1000,00 para montar o processo, mas a burocracia continua. Porém, e as traduções como ficarão? Ninguém sabe ainda! se o consulado tiver que continuar legalizando as mesmas ou se o comune italiano aceitará apenas a juramentação e fim, isso seria o ideal.
Caso tenhamos que apostilar em órgão público e depois legalizar a tradução no consulado, na prática para quem precisa agilidade vai continuar a mesma coisa, ou seja, como hoje é o nosso calo, alguns consulados abrem 5 vagas diárias para uma procura de mais de 5000 pessoas, ou 15 para mais de 20.000.