"SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA" - Assessoria completa para cidadania italiana.

Cidadania por casamento

CIDADANIA POR CASAMENTO-NATURALIZAÇÃO

CIDADANIA POR CASAMENTO – NATURALIZAÇÃO

As  esposas de cidadãos italianos que se casaram antes de de 27 de abril de 1983 tem a sua Cidadania Italiana reconhecida automaticamente, a pedido. Se o casamento ocorreu após essa data é necessário fazer uma solicitação formal através de formulário e documentação específicos junto ao governo italiano.

Este tipo de cidadania é chamada ” Naturalização” e diferentemente do que algumas pessoas estão divulgando, só o fato de ter dupla cidadania por  naturalização não implica, de modo algum, que o naturalizado perca a sua  cidadania originária, no caso a brasileira.

Existem algumas hipóteses de perda da cidadania brasileira que são: Quando ocorre a aquisição voluntária de outra nacionalidade, o brasileiro, nato ou naturalizado, perderá sua nacionalidade por procedimento administrativo, assegurada a ampla defesa, através de decreto do Presidente da República – perda voluntária da nacionalidade. Porém, existem formas de se adquirir uma outra nacionalidade, sem a perda da brasileira, que são:

a) o reconhecimento da nacionalidade originária por lei estrangeira, que ocorrerá quando houver o reconhecimento da nacionalidade adquirida com o nascimento ( caso de descendentes de italianos); 

b) a imposição de naturalização pela norma estrangeira, a qual ocorrerá quando o brasileiro tiver que adquirir a nacionalidade de outro país para sua permanência ou para o exercício .

Portanto, pode solicitar a naturalização do seu esposo (a) sem medo algum. Para isto, o detentor da Cidadania Italiana deve estar com o cadastro no A.I.R.E atualizado para poder usufruir dos serviços da rede consular e apresentar a documentação exigida.

Preparamos toda a documentação e damos entrada no pedido junto a Itália, para isso você precisa inicialmente estar com a segunda via original de:

Estratto per Riassunto degli atti di Matrimonio. Esta certidão é expedida pelo ” comune”  italiano onde o casamento foi contraído ou transcrito. Não serve xerox do “estratto” ou “Certificato di Matrimonio. Caso não a tenha oferecemos o serviço  de busca, para o qual deve enviar a data da transcrição e local: certidoesitalianas@santanacidadania.com.br Quando estiver com esse documento em mãos podemos preparar o restante da documentação.

Entre em contato:atendimento@santanacidadania.com.br