"SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA"

avaliação de empresas

7 RECOMENDAÇÕES PARA ESCOLHER UMA EMPRESA SÉRIA

As notícias de pessoas que foram enganadas por outras empresas e profissionais tem sido cada vez mais frequentes e nós sabemos disso muito bem, visto que recebemos inúmeros contatos de pessoas nestas condições. Felizmente, no momento temos à disposição várias ferramentasgratuitas que nos auxiliam a verificar a veracidade de informações fornecidas e a seriedade das empresas ativas no Brasil. Neste post trouxemos 7 dicas para te ajudar a escolher uma empresa séria para o serviço que está procurando.

  1. CERTIFIQUE-SE DE QUE A EMPRESA TEM UM CNPJ

    Para iniciar sugerimos que você tenha certeza de que a empresa que você está contratando existe ‘legalmente’, para que você, caso precise, possa exigir os seus direitos se houverem problemas futuros. De acordo com as leis brasileiras toda empresa ou prestador de serviço deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Se esta empresa tem um site, estas informações deverão estar facilmente visíveis ali. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), as empresas precisam deixar disponível em seus sites o número do seu CNPJ e endereço cadastrado no registro.

    Lembrando que a empresa pode não ter um endereço físico disponível ao público e nem sempre é o mesmo do cadastro, portanto se houver a necessidade de ir pessoalmente até a empresa, verifique esta possibilidade entrando em contato ela primeiro. Você pode verificar a veracidade das informações fornecidas no próprio site da Receita Federal: clique aqui e insira o CNPJ da empresa. As informações do comprovante de inscrição devem estar de acordo com os dados fornecidos no site.

  2. UMA EMPRESA SÉRIA FAZ CONTRATO DE SERVIÇO

    O contrato é a formalização do acordo entre o contratado e o contratante onde declaram que ambas as partes estão de acordo com os termos inseridos. É preciso ter um documento que formalize este acordo para que em um desacordo futuro, este documento auxilie na solução do problema. O contrato pode ser impresso e assinado fisicamente, pode ser um contrato assinado digitalmente mas também pode ser simplesmente um email com os termos e com a declaração de aceitação dos termos de quem está contratando. Existe um valor legal nos três casos, inclusive no email. Lembramos que uma empresa séria estará sempre disposta a resolver um problema da melhor maneira possível, portanto antes de prosseguir com as medidas legais, entrar em um consenso irá evitar dores de cabeça desnecessárias.

  3. DÊ PREFERENCIA A RECOMENDAÇÕES DE QUEM JÁ CONTRATOU OS SERVIÇOS DA EMPRESA

    Nada melhor do que a recomendação de quem teve a experiência na prática sobre como trabalha uma certa empresa. Uma pessoa que já concluiu os serviços parecidos com o que você está procurando, vai poder te dar informações mais concretas de como funciona: a agilidade dos contatos, o cumprimento dos prazos, se a conclusão foi satisfatória e suas observações sobre o profissionalismo de quem trabalha ali. A indicação tem um peso muito importante na hora de decidir quem irá prosseguir com o serviço que deseja, porém lembre-se que é também importante avaliar o quanto você conhece a pessoa que está indicando e se seu padrão de exigência está compatível com o desta pessoa.

  4. ANALISE AS MÍDIAS SOCIAIS DESTA EMPRESA

    Com as mídias sociais como Facebook, Instagram e Youtube você consegue ter uma idéia de como uma empresa se apresenta no mercado, se é uma empresa ativa e se dá a devida atenção ao seus clientes. Nas mídias sociais você consegue ter acesso a diferentes informações sobre as empresas e estará visivelmente claro como se relaciona com as pessoas e a sua comunidade. A quantidade de likes ou seguidores pode ser relativa, visto que algumas empresas estão despertando agora para a necessidade do contato mais estreito com seus clientes no mundo virtual. Se muitas pessoas declararam publicamente que ‘gostam’ daquela empresa, este é um sinal que você deverá levar em consideração. A qualidade das publicações e o conteúdo delas irá te dar uma idéia geral da identidade da empresa e se é isso que você está de acordo com a empresa que está buscando. Se a empresa interaje com seus seguidores, isto quer dizer que está retribuindo com atenção aquele ‘gostei’ ou ‘seguir’ de seus clientes. Além disso se uma empresa está ativa nas mídias sociais há alguns anos, te dará ainda mais confiança na hora da contratação.

  5. VERIFIQUE AS AVALIAÇÕES POSITIVAS

    As empresas que fazem um bom trabalho na sua área fazem questão de mostrar os depoimentos de seus clientes em seus sites e eles devem ser levados em consideração. Porém também precisamos analisar o quão atualizados são aqueles depoimentos. Neste sentido, o Facebook te dá uma ajuda visto que as empresas podem ser avaliadas ali mesmo tanto com estrelas como com depoimentos de usuários que já utilizaram alguns dos serviços oferecidos. Este é um espaço mais dinâmico que as empresas que disponibilizam para obter e publicar feedback atualizados de seus clientes.

  6. VERIFIQUE TAMBÉM AS AVALIAÇÕES NEGATIVAS DA EMPRESA

    É humanamente impossível agradar a todos portanto desconfie também das empresas que somente possuem avaliações positivas. Todas as empresas já tiveram problemas, e o mérito deve ser dado ao quanto elas tentaram resolver a situação. O mínimo que se espera de uma empresa diante de uma reclamação é uma resposta e a intenção de resolver o problema. Portanto analise a avaliação negativa, e também a resposta da empresa, assim você estará ouvindo ambos os lados antes de chegar a sua conclusão. Infelizmente se tornou muito fácil a difamação digital e em muitos casos de forma injusta. O Reclame Aqui é uma ferramenta excelente para avaliar as empresas (apesar de que uma seção Elogie Aqui seria um ótimo contra ponto) porém ele também é muito usado indiscriminadamente, sem que tenha tido pelo menos uma tentativa de conciliação anterior a reclamação.

  7. VALORES ALTOS E BAIXOS NÃO ESTÃO RELACIONADOS COM A QUALIDADE DO SERVIÇO

    Este é sempre um ponto delicado mas que precisamos analisar cuidadosamente. Cada empresa cobra o valor que acha justo pelos serviços prestados e estabelece os prazos de acordo com o que acha necessário. Nem sempre aquela que cobra menos é porque tem menos qualidade, e nem sempre aquele que cobra mais é o mais competente. Existem empresas no mercado que oferecem os mais variados serviços, valores e prazos. Diante de toda esta variedade, você precisa avaliar quais são as suas prioridades e expectativas, e escolher a empresa que mais se encaixa no seu perfil e naquilo que está buscando. Lembre-se que não existem milagres, portanto desconfie se uma empresa promete prazos, valores e serviços que estão muito além do que é exigido legalmente. Um exemplo disso, é o caso do reconhecimento das cidadanias concluídas em 3 dias, quando o prazo médio legal é 4 meses. Leia mais sobre isso aqui.

    Esperamos ter te ajudado a escolher uma empresa de qualidade que irá te auxiliar a atingir seus objetivos com a máxima segurança. Arrivederci!