"SERIEDADE E TRANSPARÊNCIA" - Assessoria completa para cidadania italiana.

Certidão Negativa de Naturalização

A certidão negativa de naturalização é  uma certidão emitida pelo Ministério da Justiça, atestando que o imigrante não se naturalizou brasileiro, por isso se chama negativa, mas se ele se naturalizou sairá uma certidão positiva, isso é muito raro, mas pode ocorrer. Depois que você já tiver a certidão do italiano e todas as certidões que farão parte do processo basta ir ao site do Ministério da Justiça, preencher o formulário com seu nome, país onde você mora, e dados do requerido, no caso  o seu antepassado nascido na Itália que gerou a transmissão da cidadania italiana. O nome do italiano e sobrenome deve ser colocado em todas as variações encontradas na grafia de todas as certidões. Não omita nenhuma variação e assim que sair o resultado você poderá imprimir na hora ou salvar em pdf.

E se a certidão negativa não for emitida na hora?

Se a certidão não sair na hora, não significa necessariamente que o italiano se naturalizou e nem que você perdeu o direito à cidadania italiana. Os motivos pelos quais as vezes ela não sai na hora, são vários, sendo que um deles, e o mais comum, é a existência de muitos homônimos.  Nesse caso eles irão aprofundar a pesquisa e depois de um tempo liberá-la no site para você imprimir no mesmo site.

E se a certidão for positiva?

Se der positiva ele se naturalizou, mas nem sempre você perde o direito a requerer a cidadania italiana, vai depender data da naturalização. Se a naturalização ocorreu antes do nascimento do filho, infelizmente não tem como transmitir a cidadania Italiana ao filho dele nem aos demais. Se a naturalização ocorreu depois do nascimento do filho, o processo de cidadania Italiana ocorre de maneira normal.

a página do Ministério da Justiça é:http://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do

Fale Conosco